Informações importantes sobre gerenciamento lean

  • por

Informações importantes sobre gerenciamento lean

Os métodos de gerenciamento lean podem fazer toda a diferença para a produtividade de sua empresa. Trata-se de um conjunto de práticas utilizadas para agregar valor na gestão de projetos e criação de produtos e serviços. Consequentemente, é possível eliminar taxas de desperdícios, burocracias e gastos desnecessários. Saiba mais informações sobre esta técnica a seguir.

Princípios importantes do gerenciamento lean

Este tipo de gerenciamento parte de uma filosofia instituída pela Toyota. Tendo como principal objetivo enxugar gastos e tornar os projetos mais dinâmicos, entre suas principais características estão:

  • O entendimento exato dos produtos e serviços que o público-alvo deseja. A partir daí, pode-se estabelecer as melhores estratégias para alcançar tais resultados;
  • A instituição de técnicas e métodos que cortem custos e complexidades desnecessárias no desenvolvimento do trabalho empresarial;
  • A implementação de recursos capazes de agilizar todo o trabalho da empresa, de forma que seja possível integrar a equipe e ter uma produção mais fluída.

Além destas características principais, é importante pensar que o gerenciamento lean pode e deve ser aplicado em todos os setores. Isto trará uma melhora significativa para a empresa.

Instituindo o gerenciamento lean em seu negócio

Existem alguns passos recomendados para instituir o gerenciamento lean em sua empresa. Entre eles se destacam fatores como:

  • Uma mudança de mindset de todos os gestores de projetos da empresa. Assim será possível fazê-los motivar a equipe e implementar técnicas que funcionem;
  • Ações práticas de gerenciamento como a implementação de tecnologias de automação, que diminuam desperdícios, rastreiem atividades e estratifiquem os processos;
  • A implementação dos pontos chaves deste processo em todos os setores. São eles a qualidade total imediata, a minimização dos gastos, a melhoria contínua, a flexibilidade e a priorização dos produtos para o cliente.

Tudo isto deve ser instituído com o objetivo de solidificar as relações da empresa com clientes, fornecedores e parceiros comerciais. Isto traz maior agilização e solidez no trabalho.

Dicas e informações finais

É importante ter em mente que os processos que envolvem o gerenciamento lean, sobretudo com relação a sua melhora contínua, deve seguir a seguinte ordem:

  • Revisar para ver se as mudanças estão funcionando;
  • Identificar oportunidades no fluxo de trabalho do processo;
  • Planejar como o processo atual pode ser melhorado;
  • Executar e implementar mudanças adequadamente.

Isto fará uma grande diferença para os resultados finais no que diz respeito ao gerenciamento lean. Não deixe de se ater a estas dicas em prol de seu sucesso.